Dinâmica - Professores da UFMT

A iniciativa contempla a capacitação da comunidade docente, como um importante eixo de desenvolvimento da educação mediada por TIC's. O que contribui fortemente para o alcance das metas de flexibilização metodológica e instrumental tanto da educação presencial como não presencial.

O processo inicial de formação dos professores se concretiza com a oferta do primeiro curso, em nível de extensão, no campus de Cuiabá, a partir do Projeto Piloto que envolve parte da comunidade docente.

Os conteúdos contemplam conhecimentos básicos e a prática das múltiplas funções dos ambientes virtuais. Será usado o Sistema Moodle como ambiente virtual, em princípio constituindo um momento de reconhecimento das ferramentas que enriquecem tanto o processo do ensino quanto da aprendizagem.

O primeiro Curso de Imersão em rede terá duração de 20 horas, sendo 8 horas presenciais, em laboratórios de informática, de Institutos e faculdades da UFMT.

Ao término das capacitações no Campus de Cuiabá, o mesmo procedimento se dará nos demais campus da UFMT. Posterior, os professores poderão usar o Ambiente Virtual, a fim de apoiar sua prática docente, onde, o docente terá um ambiente virtual para cada disciplina ministrada.

No decorrer do processo, novos cursos de extensão estarão disponíveis no AVA, para que os professores possam se capacitar e cada vez mais aprimorar sua prática quanto o uso do AVA.